iconproducaointegrada

A agricultura é uma atividade fundamental e a gestão eficiente dos recursos é condição essencial para produzir de forma segura e sustentável. Nos cerca de 300 hectares de produção própria da Frutas Tereso, a que se juntam cerca de 500 hectares dos nossos parceiros, nascem milhares de toneladas de fruta todos os anos que, graças ao modo de Produção Integrada que praticamos, contêm o mínimo possível de produtos fitofarmacêuticos.

iconjoaninha

Com este sistema agrícola, gerimos de forma racional os recursos naturais, respeitamos o meio ambiente e damos prioridade a ferramentas de regulação natural recorrendo, por exemplo, à ajuda de insetos auxiliares e à utilização de armadilhas de captura massiva de pragas, para minimizar o uso de pesticidas. Promovemos, assim, a estabilidade do ecossistema, melhoramos e preservamos a fertilidade do solo e fomentamos a biodiversidade, em comunhão com a natureza.

iconInovacao

A par das melhores práticas ambientais e de produção, investimos em inovação e desenvolvimento (I&D). Exemplo disso é o estudo de técnicas para reduzir o uso de produtos fitofarmacêuticos nos tratamentos pós-colheita de citrinos, que tem como objetivo aumentar a segurança alimentar e atenuar as perdas diretas e indiretas nesta fase de produção. Num dos projetos que desenvolvemos, procurámos tirar partido da plantação de romãzeiras e testámos a capacidade que os compostos extraídos da pele das variedades de romã têm para serem usados como tratamento para algumas doenças nos citrinos.

central

A nossa central tem 4000 metros quadrados de área coberta e inclui oito câmaras frigoríficas com capacidade para 1200 toneladas de citrinos. Investimos em máquinas industriais de tecnologia avançada para garantir a melhor conservação, calibragem e embalamento.

A aposta na qualidade é visível na implementação de certificações como o HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) e o Global GAP. Seguimos práticas de rastreabilidade dos produtos, de controlo de qualidade dos processos e de controlo pós-colheita, incluindo dos níveis de contaminação fúngica e análise de resíduos fitofarmacêuticos ao produto final.

Aderimos ainda à Sociedade Ponto Verde e à certificação Ecolub, adotando as melhores práticas de reciclagem de resíduos.