O enrelvamento, um contributo para a sustentabilidade e biodiversidade dos nossos pomares

Na Frutas Tereso promovemos o enrelvamento dos nossos pomares como forma de proteção do solo e da água. Esta técnica baseia-se na manutenção da vegetação espontânea (flora residente) no espaço entre-linhas, que é apenas aparada por nós quando necessário.

Com o enrelvamento melhoramos a estrutura e qualidade do solo e contribuímos para a sua proteção e conservação, uma vez que a presença de vegetação evita a erosão do solo e o seu arrastamento pela água e pelo vento. Contribui também para uma maior biodiversidade nos nossos pomares, já que esta vegetação serve de casa para vários insetos auxiliares que dão uma grande ajuda no combate a algumas pragas dos citrinos. Por exemplo, graças ao enrelvamento deixámos de aplicar tratamentos fitofarmacêuticos para controlar o piolho, a lagarta mineira e a mosca branca, pois os insetos ajudam-nos a fazer esse trabalho!

Por outro lado, as minhocas que vivem nos solos arrastam os restos vegetais e de insetos e outros detritos para as galerias que constroem no solo, desempenhando, assim, um papel importante na manutenção da fertilidade dos solos. O trabalho destes pequenos animais também contribui para o arejamento e penetração da água e de nutrientes até camadas mais profundas do solo.

Tudo isto faz também com aproveitemos a água da forma mais eficiente, pois garantimos uma maior infiltração da mesma do solo e diminuímos as suas perdas por evaporação.

 

#frutastereso #lotedodiatodososdias #algarve #citrinosdoalgarve #sustentabilidade #biodiversidade

Facebook
Google+
http://www.frutastereso.pt/o-enrelvamento-um-contributo-para-a-sustentabilidade-e-biodiversidade-dos-nossos-pomares/
Twitter
LINKEDIN