Une bonne nutrition comme facteur préventif

O relatório anual do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) foi publicado recentemente pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e deixa pistas importantes sobre a forma como a alimentação é fundamental para uma vida saudável.

De acordo com o documento, maus hábitos alimentares continuam no top 5 dos fatores que mais contribuem para a perda de anos de vida saudável pelos portugueses. Entre estes hábitos estão o elevado consumo de carne vermelha e de sal e o baixo consumo de cereais integrais.

O período de confinamento devido à pandemia de COVID-19 também parece ter contribuído para uma mudança de hábitos alimentares: 45% da população inquirida admite ter alterado a sua alimentação e mais de 41% tem a perceção de que alterou para pior. Constatou-se que um grupo significativo da população manifestou preocupação quanto à dificuldade de acesso a alimentos. A alteração dos horários de trabalho e no modelo de compra da própria comida, o stress vivido pela situação também foram fatores que influenciaram esta mudança de hábitos.

Os portugueses cozinharam mais em casa e o aumentaram o consumo de frutas e hortícolas, alimentos essenciais para uma vida saudável. Mas ao mesmo tempo também consumiram mais snacks doces e petiscaram mais. “Este facto associado ao sedentarismo pode explicar a perceção de peso aumentado durante este período, reportado por 26,4% da população”, lê-se no relatório.

Na Frutas Tereso acreditamos que a fruta é o melhor aliado da vida saudável. Tenha-a sempre por perto!

Facebook
Google+
http://www.frutastereso.pt/fr/uma-boa-alimentacao-como-factor-de-prevencao/
Twitter
LINKEDIN