Celebrating World Water Day is about seeking to respect this valuable resource every day

O clima algarvio tem vindo a mudar, apresentando cada vez mais longos períodos de seca. Apesar de os últimos meses terem sido um contraponto a esta tendência, a chuva caída não foi suficiente para repor os lençóis de água subterrâneos e em algumas barragens o nível da água não subiu além dos 25% da sua capacidade.

Por isso, temos todos que nos consciencializar que a água é um bem escasso, implementando estratégias que visem reduzir a nossa “pegada hídrica”.

 

Na Frutas Tereso, temos feito uma grande aposta na gestão eficiente da água, que nos tem permitido reduzir o seu consumo e de continuar a produzir citrinos da melhor qualidade.

Para uma gestão eficiente da água, regamos durante a noite através do sistema gota-a-gota que nos permite regar apenas a zona da raíz das árvores a um ritmo ideal para a sua penetração no solo, evitando o seu desperdício (através de perdas por evaporação). Adicionalmente, temos sondas de humidade em todos os nossos pomares, dispositivos estes que nos permitem medir o nível de humidade dos solos de forma bastante precisa, pelo que só utilizamos água de rega quando esta é mesmo necessária para as nossas árvores.

Graças a estas estratégias, nos últimos anos temos consigo manter os nossos sistemas de rega desligados por cinco a sete meses.

Também na nossa central, esta aposta tem sido notória, com a instalação de diversas tecnologias que nos permitiram uma redução de cerca de 30% no consumo de água.

 

Somos pela biodiversidade e pela sustentabilidade do ambiente e por isso mesmo não podemos deixar de assinalar o Dia Mundial da Água, que anualmente se celebra a 22 de março e que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservar e poupar este recurso natural tão valioso.

#diamundialdaagua #sustentabilidade #biodiversidade #alteraçõesclimaticas #frutastereso #bomdia #bonjour #goodmorning #lotedodiatodososdias #algarve #citrinosdoalgarve #explicaraagricultura

Facebook
Google+
http://www.frutastereso.pt/en/celebrar-o-dia-mundial-da-agua-e-procurar-respeitar-este-recurso-valioso-todos-os-dias/
Twitter
LINKEDIN