Água no Algarve: um enorme desafio, gota a gota

O tema das alterações climáticas tem vindo a preencher a agenda pública dia após dia. E ainda bem. O impacto da atividade humana no clima e na temperatura da Terra é cada vez maior e o aquecimento global é uma realidade mundial que nos afeta, a todos, individualmente.

Uma das principais consequências destas alterações climáticas no Algarve é a falta de água. A chuva que se fez sentir nos últimos anos não tem sido suficiente para repor as reservas dos lençóis de água ou das barragens. Neste momento, vivemos um grave momento de seca que pode vir a pôr em causa a subsistência da agricultura da região.

No passado dia 16 de Setembro, na Universidade do Algarve, foi apresentado o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e nós também estivemos presentes. Participar em todos os momentos de discussão sobre soluções que permitam resolver o problema da falta de água na região é fundamental e, por isso, é com frequência que marcamos presença em iniciativas como esta.

A elaboração do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve foi determinada por um despacho governamental, que pretende “avaliar as disponibilidades e os consumos hídricos atuais, no barlavento e no sotavento algarvio, com estabelecimento de cenários prospetivos que tenham em conta os efeitos das alterações climáticas, bem como estabelecer metas e horizontes temporais de eficiência hídrica para os principais usos, nomeadamente, os associados aos sectores agrícola, turístico e urbano”. Este despacho propõe ainda “identificar medidas de curto e médio prazo que promovam a reutilização da água tratada e a eficiência hídrica, assim como os fatores críticos para o seu sucesso e identificar soluções estruturais e novas origens de água que complementem o previsível decréscimo do recurso por via das alterações climáticas”. Este é um plano assente em 57 medidas, cuja implementação corresponde a um investimento de 228 milhões de euros.

Na Frutas Tereso, acreditamos numa agricultura sustentável e procuramos praticá-la, todos os dias, recorrendo às melhores práticas para obter os melhores resultados. Temos feito um trabalho constante no sentido de gerir o consumo de água de uma forma cada vez mais eficiente. Também acreditamos que, se cada um fizer a sua parte, por menor que seja, é possível reduzir o impacto ambiental. E assim, gota a gota, todos contribuímos para resolver este enorme desafio que é a disponibilidade de água no Algarve.

 

#frutastereso #bomdia #bonjour #goodmorning #sustentabilidade #lotedodiatodososdias #algarve

Facebook
Google+
http://www.frutastereso.pt/agua-no-algarve-um-enorme-desafio-gota-a-gota/
Twitter
LINKEDIN